Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Check Point! Fase 2 Concluída!

Missão cumprida!

Eu tinha um objetivo claro quando marquei minhas duas semanas de férias: Colocar o GSI "andando". E felizmente consegui!

Segunda e terça foram dois longos dias de trabalho no carro. Felizmente ontem pude contar com a ajudar do meu primo, afinal sangrar os freios sozinho, sem o equipamento apropriado é complicado, pra não dizer impossível...

Estado do interior dos tambores quando eu finalmente consegui desmontá-los.
Na segunda feita tratei de desmontar os freios e verificar tudo que eu precisaria comprar. Resultado: Comprei dois tambores novos (um deles estava quebrado - não me pergunte como foi isso!!!) e como só vende o par, não teve outro jeito. Acabei comprando discos dianteiros novos, lonas, arrebites, rolamentos, paleta para os limpadores dianteiro e traseiro, faróis e mais outras coisinhas...

Peças...

Peças...

E mais peças! :-D

Desmontar os tambores traseiros foi uma tarefa herculana... Estavam totalmente travados e enferrujados. Depois de muitas horas e de muita paciência, finalmente consegui retirá-los. Mas o pior acho que foi tirar a peça (aranha) que fica presa ao cubo para leitura do ABS. Outra tarefa ingrata e que consumiu uma boa parte do dia. Sem contar no tempo gasto com a limpeza das das molas, travas e sapatas dos tambores.

Montagem dos rolamentos nos novos tambores.

Mas no final tudo deu certo. Ontem montei os rolamentos, essa peça do leitor do ABS, os novos sensores dianteiros do ABS, arrebitamos as lonas,  demos uma geral nos cilindros de freio traseiros e montamos tudo no carro. Aqui cabe uma observação: No GSI os cilindros de freio traseiros tem lado, ou seja, eles são diferentes e o de um lado não entra no outro! Sendo assim, não serve o cilindro dos Corsas "comuns". Mas... o da Picape Corsa serve! Só fui descobrir isso depois... mas a geral que meu primo deu nos cilindros que já estavam no carro os deixou como novos.

"Aranha" do sensor do ABS já montada no tambor novo.
Foram horas para conseguir removê-la do tambor velho...

Tudo montado, sangramos o sistema mas (lembra que sempre tem um "mas"????), não houve jeito de deixar o freio funcionando confiavelmente. Com toda certeza o cilindro mestre está ruim. Mas isso não impediria de colocar o carro no chão e manobrá-lo!

Pena que fica preto tão rápido... :-P

DICA:

O procedimento normal de sangria dos freios é iniciar do roda mais distante do cilindro mestre até a mais perto do mesmo, então o "normal" seria nessa ordem: Traseira direita, traseira esquerda, dianteira direita e por fim dianteira esquerda. Só que quando o carro tem freios ABS a ordem deve ser inversa, começando com a dianteira esquerda e terminando na traseira direita.

Discos novos.

Antes de descer o carro do cavalete, ajustamos o trambulador (as marchas não estavam entrando), retiramos a trava "multi-lock" por baixo do carro e pronto: GSI no chão, finalmente!

Sensores velho e o novo do ABS dianteiro.

Pra fechar, regulamos o freio de mão, alinhamos a direção "no barbante", colocamos o volante e lá fui eu manobrar o carrinho pela primeira vez! Foram 10 meses de espera por esse momento. Ainda tem muita coisa pela frente, mas com calma e paciência a gente chega lá. O importante é curtir cada etapa, pois quando comprei o carro não pensei apenas na parte em que ando com ele por aí, mas em toda essa parte de montagem, preparação e ajustes que eu tanto gosto.

Ficou um pouquinho melhor agora né?

Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário