Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

Problemas elétricos parte 4

Como diriam Os Impossíveis... E vamos nós!

No final de fevereiro eu rompi o tendão de aquiles. O resultado disso em relação ao projeto do GSI foi um período de 5 meses sem poder mexer no carrinho.

Quando finalmente pude futucar no carro, tive algumas surpresas desagradáveis. Inicialmente eu achei que fosse apenas a bateria descarregada, já que o carro não dava sinal de vida ao virar a ignição. Mas depois de testar com a bateria de outro carro, percebi que o problema não era esse...

Ao girar a ignição, sem dar a partida, o painel acendia, mas estranhamente a luz da injeção começava a lampejar códigos de erro, como se estivesse com o jumper na caixa de fusíveis (para leitura das falhas armazenas na memória do módulo da injeção eletrônica).

Quando eu dava a partida, escutava um "tec" e nada mais. As luzes sequer diminuíam de intensidade. Depois de pedir um help à patroa para que ela desse a partida enquanto eu tentava observar a origem do "tec", vi que na verdade o barulho era de uma centelha próxima à caixa de marchas. Alguma coisa estava em curto.

Sem muita opção, resolvi tirar o motor de arranque, que por sinal eu havia comprado novo, porém de uma marca "alternativa" (Euro). Na época que o comprei, não achei o original em lugar nenhum, pelo menos num preço aceitável. E era ele mesmo o culpado. O miserável estava em curto! Nem perdi tempo tentando consertá-lo e, dessa vez, consegui comprar um original. 

Aproveitei para comprar alguns metros de cabo de 10mm e conectores para refazer os chicotes dos polos da bateria.

E o teste foi um sucesso! Nada de mal contato, nada de curto. Funcionamento perfeito!

Acabei não tirando fotos do chicote novo (vou ver o que eu consigo em relação à isso). Por hora, fotos do motor de arranque "Euro bichado" e do chicote velho "despedaçado".

Motor de arranque... novinho, mas em curto!

Adeus chicote velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário