Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sem tempo à perder...

Salve pessoal!

Ontem foi um dia produtivo, mas poderia ter sido melhor... Na parte da manhã, fui comprar as peças que eu precisava pra completar a "etapa do tanque":

90468706 - Tubo de alimentação no assoalho (não aparece na imgem abaixo)
90467441 - Mangueira ligação do reservatório
93216517 - Mangueira de respiro
90467442 - Mangueira desaerador do reservatório

A mangueira principal (90467441) é o item 7. As outras duas mangueiras ficam dentro do item 11.

Não achei a mangueira mais fininha (de respiro), que por sorte era a que estava em melhor estado. Sendo assim, essa foi a única a ser mantida.

Peças novas e originais! Opa, esse filtro de combustível que está aí é o velho! ;-)
Se pra colocar o tanque no lugar eu levei algo em torno de 30 minutos, trocar essas mangueiras consumiram 2 horas de trabalho. Logicamente que se eu tivesse um elevador esse tempo teria sido reduzido a outros 30 minutos, mas com o carro apenas sobre cavaletes foi o que deu pra fazer...

Tanque no lugar. Isso foi moleza...

Com as mangueiras trocadas, tratei de substituir a mangueira de alimentação do assoalho (sai do filtro de combustível e vai até a direção da parede corta fogo mais ou menos), eliminando uma emenda que existia com borracha, coisa que deve ser evitada a todo custo, já que qualquer pancada ou esbarrão num quebra-molas/lombada poderia cortar a mangueira ou ainda prender em uma das abraçadeiras. Agora o filtro de combustível, que também foi trocado, está usando os engates originais ao invés de abraçadeiras.

Gambiarra removida. Repare no tubo cortado. Tinha uma borracha ligada dali até o filtro de combustível.
O passo seguinte foi religar a bomba e dar uma conferida, já que o cara do ferro-velho achou que eu não fosse levá-la e começou a desmontá-la. Coloquei a boia de volta no lugar, religuei as mangueiras e fechei o tanque.

Eu estava disposto a ligar o carro. Então voltei pra baixo dele e comecei a prender o escapamento que eu havia soltado pra facilitar a retirada do tanque. Faltava a parte inferior do coletor de escapamento. Lembra que eu disse que tem sempre um "mas"? Pois é... eu não lembrava que tinha um parafuso quebrado dentro do coletor. Mas isso não me impediria de colocá-lo. Instalei-o com 3 parafusos ao invés de 4 provisoriamente. O problema maior foi na conexão com o cano sob o carro. Quem disse que eu achava os parafusos com as molas e o anel vedador????

Anel vedador (5), parafuso(6) e mola de junção(7) - Procura-se!!!!

Mas isso não ia me impedir de ligar o carro. Só ia ficar um "barulhinho"... EU precisava confirmar se o sistema de alimentação e retorno do tanque estavam ok e mais do que isso... se a bomba também estava funcionando!

Felizmente o carro ligou, tudo funcionando e aparentemente nenhum vazamento. Mas nem vou comemorar isso ainda. Tem muito teste pra fazer antes de afirmar isso. Mas eu fiquei feliz de abastecer o carro pelo local correto e vê-lo ligando.

A luz de injeção acendeu, coisa que não aconteceu no primeiro teste. O carro acelerou quando isso aconteceu o que pode indicar um problema na válvula IAC (motor de passo). Mas só vou me preocupar com isso depois que o escape estiver pronto. Eu quero ouvir o barulho do motor, checar se os tuchos estão enchendo e trabalhando corretamente, verificar se o carro está esquentando, ventoinha armando e só depois eu penso no restante. Tem muita coisa pra testar. Deu pra ver que a bomba de óleo está perfeita, a luz espia apagava mesmo sem o carro ligar, apenas nas tentativas, o que comprova sua eficiência. 

Estou indo pra garagem agora pra iniciar a busca pelos desaparecidos... Se eu não encontrá-los, tentarei comprar ainda hoje. Não tenho tempo a perder!!!

Grande abraço!








Nenhum comentário:

Postar um comentário